Regulamentação e leis

Tudo é regulamentado pelo governo, fique tranquilo.

Conforme dito em outro tópico, a necessidade por geração limpa e distribuída de energia forçou os governos a fomentarem e regulamentarem a geração de energia, a geração de energia distribuída, como esta energia seria absorvida pelas concessionárias, deveres, direitos, entre muitos outros itens. Tudo para deixar as regras claras e todos poderem se beneficiar de gerar sua própria energia e deixar de pagar por esta energia gerada.

Em 2012, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, regulamentou na Instrução Normativa 482/2012as primeiras diretrizes de como seria esta nova disposição de geração de energia, ou seja, distribuída, feita de ponto a ponto, sua empresa ou residência.

Em 2015, a ANEEL fez alguns ajustes nos textos que ficaram com má interpretação e adicionou pontos importantes, principalmente no que tange a MICRO e MINI geração distribuída, a auto geração remota, assim como o sistema de compensação. Houveram outras adições, tais como instalação, geração compartilhada, etc, seguidas sempre à risca por empresas sérias e idôneas.